Anemia felina

O que é a anemia felina?

A anemia felina é causada por uma falta de oxigénio no sangue, que acontece porque as células vermelhas do sangue não transportam oxigénio suficiente. Isso pode acontecer por 2 razões – ou porque não há suficientes glóbulos vermelhos, ou porque há um problema com as células vermelhas do sangue.

O que pode causar anemia no seu gato?

Uma das causas mais comuns de anemia em gatos é a insuficiência renal. Os rins produzem um hormônio chamado Erythropoetin, que estimula a medula óssea a produzir glóbulos vermelhos. Rins doentes produzem menos quantidade desta hormona, deste modo a medula óssea produz menos células vermelhas do sangue.

As pulgas, vermes e outros parasitas também podem causar anemia – os parasitas podem, literalmente, sugar tanto sangue que o gato pode ficar com anemia.

A anemia também pode ocorrer depois de uma perda significativa de sangue, o que se pode dever a um traumatismo (por exemplo na sequência de um acidente de viação) ou hemorragias internas – por exemplo, causada por cancro ou uma úlcera hemorrágica.

A anemia é também um dos efeitos colaterais da leucemia felina e vírus da imunodeficiência felina.

Finalmente, anemia em gatos pode acontecer como resultado da ingestão de algo venenoso.

Quais são os sinais de anemia felina?

Por vezes podemos verificar se um gato é anémico olhando para as gengivas, lábios e língua, que parecerão muito pálidos ou acinzentados. No entanto, se você não está acostumado com o que é a cor normal, essa confirmação torna-se mais difícil.

Outros sinais incluem:

  • Perda de apetite
  • Náuseas e vómitos
  • Perda de peso
  • Fraqueza, se o gato se cansa muito rapidamente ao mínimo esforço
  • Letargia, depressão felina, não está interessado em brincar, etc.

A única maneira segura de diagnosticar anemia em gatos, e para descobrir o quão avançada é, tem que se dirigir ao veterinário para fazer um exame de sangue. Se suspeita que o seu gato possa ter anemia, deve levá-lo ao veterinário o mais rapidamente possível. O veterinário irá depois fazer testes para descobrir a causa raiz da anemia, de modo que, em seguida, possa ser tratada.

Qual é o tratamento?

O tratamento depende da causa. Há gatos que podem precisar de uma transfusão de sangue. Alguns medicamentos também pode ajudar no tratamento da anemia do gato – por exemplo, o ferro ajuda a vincular oxigénio para as células vermelhas do sangue, e existem medicamentos que ajudam a estimular a produção de Erythropoetin. A anemia felina muitas vezes pode ser tratada com sucesso juntamente com o problema subjacente que causou. Mas porque pode ser um sinal de uma doença grave, e porque é muito desagradável para o gato, se suspeita que o seu gato tem anemia, deverá levá-lo ao veterinário o mais rapidamente possível.

Veja o próximo vídeo da Healthy Pets da Dr.ª Karen Becker que nos fala sobre o problema da anemia felina:

Talvez seja do seu interesse...

loading...