Para que servem os bigodes dos gatos?

Mas afinal para que servem os bigodes dos gatos?

É um erro bastante comum achar que os bigodes do gato são como os bigodes humanos. Na realidade os bigodes dos gatos são recetores de toque. Estes pelos são mais duros, mais longos e são incorporados mais profundamente no corpo do gato do que o revestimento superior dos pelos mais curtos e têm o nome de vibrissas.

As vibrissas  estão bem ligadas aos sistemas musculares e nervosos sensíveis, enviando informações sobre os arredores diretamente para os nervos sensoriais do gato, dando-lhe um aumento da sensibilidade e ajuda o gato a detetar e responder a mudanças ao seu redor – algo como um radar.

Nunca corte os bigodes ao seu gato

Outro erro comum é presumir que como o bigode do homem, o bigode do gato deve ser aparado. Nada mais errado. Alguns gatos, como a Devon Rex, têm bigodes faciais encaracolados, de modo que, você pode pensar que não seria prejudicial endireitá-los. Você está enganado! Aparar ou cortar os bigodes de um gato é um grande erro. Sem os seus pelos tácteis, os gatos tornam-se muito desorientados e assustados.

Em suma, os bigodes permitem aos gatos avaliar e dar sentido ao seu ambiente. Os gatos usam os seus bigodes da mesma forma que utilizamos os recetores tácteis nas nossas pontas dos dedos para sentir o nosso caminho de volta na escuridão, e para nos alertar para situações potencialmente dolorosas.

Os bigodes servem a outro propósito para além de atuar como orientação, acompanhamento e sistemas de radar eles também servem como uma espécie de barómetro para o humor do gato. Quando um gato está descansando, os bigodes estão praticamente imóveis. Mas se você vir os bigodes de repente apontados para cima pode ser um sinal de que o gato está com medo.

Os bigodes são uma parte vital da mobilidade e sensação de segurança de um gato. Sem bigodes, os gatos não seriam capazes de alcançar grandes feitos acrobáticos ou de se protegerem de situações perigosas.

O próximo vídeo é da BBC Earth que nos elucida um pouco sobre os bigodes do gato mostrando imagens em câmera lenta.

Talvez seja do seu interesse...

loading...