Compreenda Melhor o Seu Gato

gato-a-tapar-os-olhos

Muitas pessoas acham que os gatos não ligam nenhuma aos seus donos desde que tenham comida, água e cama limpa. Às vezes os gatos podem comportar-se de formas tão estranhas que confundem facilmente os seus donos, ficando estes sem saber ao certo o que o seu gato quer.

Para o ajudar a compreender melhor o seu gato trazemos aqui dois comportamentos comuns a todos os gatos.

MARCANDO TERRITÓRIO

Praticamente todos os gatos costumam roçar as suas cabeças em todos os tipos de objetos. Certamente já viu o seu gato a roçar-se nas pernas de uma mesa por exemplo. Isso é notável quando você recebe em casa outras pessoas que também têm animais. Quando um gato percebe isso, ele esfrega a cabeça na pessoa. Ao fazer isso, ele coloca um toque de saliva sobre o indivíduo. Na mente de um gato, ele é dono de tudo que ele lambe.

Ao colocar sua saliva em algo, esse objeto ou pessoa terá um perfume familiar. Embora isso possa ser muito irritante, você tem que entender que outras pessoas em sua casa são vistas como estranhos para o seu gato. Quando ele se roça contra eles e os lambe, ele está tentando colocar seu cheiro sobre eles – o que em sua mente vai significar que eles pertencem ao seu território.

Mesmo que a marcação de alguém ou algo com saliva seja benéfico para o gato, a saliva é uma das formas mais comuns de alergias aos animais. Quando alguém limpa a saliva, o perfume deixado por ela desaparecerá e isso muito provavelmente irá fazer o gato voltar e tentar fazê-lo novamente. Mesmo que pareça que os gatos tenham tendência a ir atrás  daqueles com alergias, os gatos estão apenas a tentar fazer com que o visitante pertença ao seu território. Se o convidado simplesmente não pode entrar em contacto com a saliva, permita que o gato possa esfregar-se nas calças algumas vezes. Normalmente, isso basta para que o gato deixe a pessoa em “paz”.

Se o seu gato é um gato caseiro, é natural que ele passe muito tempo deitado perto de janelas. Durante este tempo, você pode ouvir o seu gato fazer ruídos e movimentos muito estranhos. Não precisa de temer este comportamento dele, embora ele esteja a agir com os seus instintos de caça. Se surgir outro gato ou objeto do lado de fora, o seu gato irá vê-lo e reagir com o seu instinto de caça nativa.

Como a maioria já sabe, os gatos adoram brincar e uma das formas preferidas é atacando objetos. Se tentar evitar esse tipo de comportamento, o seu gato pode reagir de forma muito negativa e você vai acabar com um monte de objetos partidos em sua casa.Experimente brincar com o seu gato usando uma corda, ele adorará perseguir a corda.

OBSERVE, APRECIE E ENTENDA O SEU GATO

Quanto mais tempo você observar o seu gato, mais comportamentos estranhos descobrirá. Os gatos comportam-se de maneiras estranhas, embora eles sempre tenham uma razão para se comportarem desse modo.

Fazendo um esforço para compreender todos esses comportamentos estranhos do seu gato, você não terá problemas em mantê-lo saudável e feliz!

Talvez seja do seu interesse...

loading...