Como ajudar emocionalmente um gato vítima de maus tratos

gato-rede

Os gatos vitimas de maus tratos não são só aqueles que estão severamente mutilados e magoados fisicamente. Alguns podem parecer estar em perfeita forma exteriormente, embora interiormente existam vários danos a nível emocional.

Mesmo que os danos físicos sejam maus, os danos emocionais são, regra geral, muito mais difíceis de corrigir. Gatos que foram anteriormente mal tratados, ainda poderão ser recetivos a caricias e a uma voz suave, desde que não voltem a sofrer esses mal tratos.

Quando se trata de um gato que foi maltratado emocionalmente, você terá que esperar até que o gato venha ter consigo. Você vai precisar de ter muita paciência, pois o gato estará confuso e não saberá se você planeia feri-lo ou não.

Se você levar o seu tempo e o deixar saber que não te, nada a temer consigo, ele finalmente ganhará a sua confiança. Quando finalmente isso acontecer, você pode deixar cheirá-lo e poderá acariciá-lo. Depois de um tempo, ele vai aprender que poderá confiar em si e virá ter consigo quando o chamar.

Lembre-se que gritar, levantar a voz, ou usar ferramentas disciplinares são uma forma errada que podem levar a danos emocionais. Se você continuar a usar esses meios errados de disciplina num gato emocionalmente afetado, o gato pode se tornar agressivo ou letárgico. Quando um gato vira agressivo, nem sempre é uma coisa má. Estes gatos são mais fáceis de alcançar, uma vez que ainda se preocupam um pouco sobre o que acontece com eles enquanto os gatos letárgicos podem se importar menos.

Os gatos que se tornarem letárgicos não vão brincar, apanhar guloseimas, ou responder a qualquer coisa que você possa dizer a eles. Com um gato letárgico, a maneira ideal para levá-lo a responder é trazer um gato para lhe fazer companhia. Ao longo do tempo, um gato letárgico acabará por procurar atenção, normalmente arranhando ou danto tapinhas. Quando isso acontecer, você deverá sempre usar uma voz suave e aconchegá-lo. Nunca levante a sua voz neste momento, e certifique-se de deixar o gato saber que o seu comportamento está muito melhor.

Você deve fazer movimentos lentos em torno de um gato letárgico, enquanto ele ainda está bastante traumatizado. Quando ele estiver andando ao seu redor e o deixe tocá-lo novamente, ele está voltando ao seu estado normal. Tenha em mente que isso pode levar algum tempo, o que é de se esperar com este tipo de situação. Se o seu gato começa a ficar chateado novamente ou se você levantar a sua voz, ele irá se esconder de novo. Se você continuar a usar uma voz suave e continuar a ter paciência, o seu gato acabará por recuperar. Se tiver um gato que é letárgico, você deve se preparar para um longo e muito intenso período de recuperação.

Gatos agressivos ou zangados, por outro lado, vão dar luta e irão arranhar, ou simplesmente fugir de si. Com estes gatos, a melhor coisa a fazer é usar um tratamento suave com uma voz suave. Você nunca pode tentar levantar a sua voz ou usar uma disciplina rigorosa, uma vez que só vai enfurecer ainda mais o gato. Nunca tente prender o gato ou, ele irá reagir. Se você levar o seu tempo e deixar o gato saber que você está lá para ele, ele finalmente vai se acalmar.

Gatos vítimas de maus tratos são realmente algo triste de se ver, especialmente aqueles que foram maltratados fisicamente. Estes gatos precisam de um lar e de um dono amoroso que lhes dê o estilo de vida que merecem. Lembre-se sempre que, se você está lidando com um gato maltratado, você deve sempre ser tão carinhoso quanto possível.

Talvez seja do seu interesse...

loading...