O seu gato faz xixi onde não deve?

Se o seu gato for ensinado logo enquanto pequenino a usar a caixa de areia, irá evitar bastantes problemas. Em vez de estar sempre a limpar o xixi espalhado pela casa só terá que manter a caixa de areia sempre limpa. A areia faz o resto e ajuda a eliminar os maus cheiros das fezes e do xixi. O problema é quando o seu gatinho teima em urinar no sitio errado…

Se é dono de um gato e infelizmente a sua principal queixa é que encontra manchas de urina pela casa, então terá que perceber se se trata de uma marcação territorial, se o gato desenvolveu uma aversão à caixa de areia ou ao próprio substrato, se tem problemas orgânicos como cistitis, stress ambiental, etc.

Estes problemas têm tratamentos diferentes conforme forem as causas destes problemas comportamentais.

Na marcação territorial a quantidade de urina é menor e em superfícies verticais. Estes problemas surgem normalmente em gatos não castrados e a solução é a castração do  gato. Mas se acha que não o deve fazer pode sempre tentar usar fita adesiva de dupla face no local onde o gato se costuma apoiar. O gato irá sentir que lhe dificultou o acesso ao xixi e torna-lhe o hábito desagradável.

Se conseguir, também pode revestir de plástico o objeto onde o seu gato faz xixi. Ao sentir que se pode molhar, o gato certamente sentir-se-á incomodado.

Nas outras causas a castração por si só não irá conseguir resolver o problema e será necessário a criação de uma zona segura e um enriquecimento ambiental.

Essa zona segura deve ser um local onde o gato se pode esconder, perto de comida, água e a sua caixa de areia.

O enriquecimento ambiental consiste em tornar o ambiente o mais semelhante possível ao ambiente natural do gato.

No próximo vídeo, a Dr.ª Cristina Correia, Licenciada em Psicologia e Mestre em Comportamento Animal fala-nos um pouco sobre o assunto.

Talvez seja do seu interesse...

loading...