A ligação dos gatos com os seus donos

ligacao-dos-gatos-com-os-donos

Há um monte de especialistas por aí que dizem que os gatos são animais estritamente independentes. Esses mesmos especialistas afirmam que os gatos têm optado por se associarem com os seres humanos devido à sua estratégia de sobrevivência. Muitos são os que concordam com esta afirmação, embora normalmente os que concordam são aqueles que não são muito a favor dos gatos.

Qualquer pessoa que tenha um gato irá dizer-lhe que os gatos são ótimos a socializar com as pessoas, embora eles sejam muito particulares. Normalmente, um gato irá escolher alguém na casa com quem criará laços. Você saberá quando um gato quer vínculo consigo, quando ele pular no seu colo em busca de atenção ou se aconchegar em si durante a noite quando você está a dormir. Ronronar é um forte sinal de afeto, especialmente para os gatos que estão à procura de se relacionar.

Muitos  foram os especialistas que tentaram descobrir mas ninguém sabe realmente porque é que os gatos escolhem uma determinada pessoa com quem eles irão criar vínculo. Pode ser o comportamento, a voz da pessoa, a sua energia, etc.

Alguns dizem que os gatos vinculam com alguém devido a uma “aura psíquica”, que é compatível tanto com a pessoa como com o gato. Se um gato sente que alguém está lhe transmitindo uma má vibração, eles vão simplesmente ignorar essa pessoa. Embora isso possa ser verdade  para alguns, a maioria das pessoas que possuem gatos irá lhe dizer que isto não poderia estar mais longe da verdade.

Mesmo que existam um monte de teorias e especulações por aí, ninguém sabe realmente por que os gatos criam ligações com os seres humanos. Há poucas ou nenhumas provas disponíveis, a não ser o instinto natural para a sobrevivência dos gatos. Aqueles que possuem gatos sabem que os gatos anseiam atenção, simplesmente para fazê-los sentir-se necessários. Eles gostam de ser mimados pelos seus donos, e provam-no com atenção e carinho, se você lhes der essa hipótese.

Aqueles que não tem experiência em ter gatos como animal de estimação podem achar esta ligação muito diferente. Os gatos são diferentes dos outros animais, incluindo  os cães, no sentido em que estes se ligam de forma diferente.

Diferentes raças de gatos tem ligações diferente com seus donos, embora a maioria prefira carinho  e atenção. Quanto mais tempo você despenda com o seu gato, mais ele se vai relacionar consigo. Ao longo dos anos, você vai achar que o vínculo que criou com o seu animal de estimação tem crescido muito e simplesmente não pode ser quebrado.

Talvez seja do seu interesse...

loading...