Mau hálito dos gatos!? A culpa é do tártaro…!

gato-halito

Como donos de gato que somos, sabemos que o mau hálito desses felinos pode ser algo terrível. Na realidade não é muito diferente do mau hálito humano, pois ambos são causados por bactérias encontradas na boca.

A bactéria que causa mau hálito nos gatos é normalmente associada com um acumulo de tártaro ao redor dos dentes. O tártaro é facilmente reconhecido pela sua cor amarela – um revestimento de bactérias, alimentos e minerais.

Para curar o seu gato do mau hálito, você precisa remover o tártaro dos dentes do seu felino. Há diversos alimentos para gato que ajudam a reduzir o tártaro nos dentes dos gatos, muitos contendo as enzimas que literalmente dissolverão o tártaro.

Se o acumulo de tártaro é significativo, poderá precisar de levar o seu gato a um profissional para conseguir que os dentes do seu gato fiquem completamente limpos. Uma vez removido o tártaro, o mau hálito desaparecerá.

Se quiser, pode também tentar remover o tártaro dos dentes do seu gato em casa. Existem vários dentífricos disponíveis para animais de estimação, e em vários sabores. Você precisará obter uma escova mecânica, pois o movimento é muito importante para a remoção do acumulo de tártaro. Os dentífricos que contêm enzimas dissolverão o tártaro, ajudando a curar o mau hálito. Se começar desde cedo a escovar os dentes do seu gato,  pode praticamente eliminar qualquer tipo de acumulo de tártaro.

Algumas bactérias que originam o tártaro podem ser encontradas na dieta do seu gato. Quando o alimenta, você deve sempre assegurar-se de que o alimento que o seu gato consome não contém bactérias. Certifique-se que compra alimentos saudáveis para o seu gato. Depois do seu gato acabar de comer, escove-lhe os dentes. Desta forma, eliminará as bactérias da boca do seu gato antes que estas originem o tártaro.

Por vezes, poderá surgir um mau odor na boca dos gatos que nada tem a ver com o tártaro ou mau hálito em geral. Nestes raros casos, poderá tratar-se de uma doença hepática ou renal. Se notar mau hálito e não detetar tártaro nos dentes do seu gato, deverá levar o seu gato ao veterinário. Mesmo estando relacionado com tártaro, é melhor prevenir do que remediar. O veterinário pode identificar o problema, descobrir a causa e ajudá-lo a resolver.

Lembre-se, um gato saudável é um gato feliz! 😉

Talvez seja do seu interesse...

loading...