Micoses em Gatos

micoses-em-gatos

Micose é uma doença de pele muito comum em cães e gatos. Embora este nome o possa fazer pensar de outra forma, esta doença de pele não é causada por qualquer tipo de verme. Na verdade, é causada por fungos conhecidos como dermatófitos que se alimentam de tecidos mortos encontrados na superfície da pele, espalhando-os em torno da pele do animal.

Nos gatos há um certo tipo de fungos conhecidos como Canis M que são encontrados em quase 95% de todos os casos de micose. Normalmente os gatos apanham a micose a partir de objetos contaminados, como roupa de cama, ou por contacto com outro animal que já tenha a doença. Se há animais em sua casa ou em torno de sua casa que têm micose, o seu gato poderá muito facilmente ter contraído a doença desta forma.
Se você tem gatinhos com cerca de um ano de idade em sua casa, você deve sempre agir com precaução, pois eles são mais suscetíveis a micoses. Gatinhos podem facilmente contrair a doença, especialmente se você permitir que saiam de casa. Eles podem facilmente entrar em contacto com um objeto contaminado ou com outro gato que tenha a doença. Gatinhos demoram muito tempo para construir o seu sistema imunitário e por isso são mais propensos a ter micose.

Os sintomas mais comuns de micose em gatos são pelos ásperos ou quebrados, ou queda de pelo em torno da cabeça ou das patas. A micose pode ser facilmente identificada por um pedaço de pele escamada no corpo que apareça com coceira e inflamação. Haverá também pelos quebrados ao redor do pedaço de pele escamada. Esta área é muito sensível, e você nunca deve tentar tocá-la, uma vez que irá magoar o seu gato.

Se você notar qualquer um dos sintomas acima descritos no seu animal de estimação, você deve imediatamente marcar uma consulta com o seu veterinário. Se o veterinário diagnosticar o seu gato com micose, ele pode prescrever pomada ou comprimidos. Se ele prescrever comprimidos ao seu gato, você deve dar-lhes com as refeições. Pomada, por outro lado, é geralmente espalhada no revestimento, por via tópica ou seja aplicada diretamente na pele. Você deve sempre usar o que o seu veterinário prescrever diariamente, para garantir que o seu gato melhora. O processo de cicatrização levará tempo, normalmente em torno de seis semanas ou mais.

Gatos que têm micose devem ser rotulados como contagiosos. Se você tem crianças em casa, deve mantê-las longe de seu animal de estimação. Deverá usar sempre luvas ao lidar com o seu gato. Micoses são contagiosas, e você deve ter bastante cautela.

Mesmo sendo uma doença leve, a micose pode resultar em sérios problemas devido ao tempo prolongado de recuperação e ao facto de ser uma doença contagiosa.

Talvez seja do seu interesse...

loading...