Problemas de Saúde mais Comuns nos Gatos

gato-lamber

Existem diversos problemas de saúde que são comuns aos gatos, seja qual for a raça. Alguns podem ser hereditários, enquanto outros podem ser facilmente evitados.

Vermes

Não importa qual a raça do gato, os vermes são um problema muito comum e recorrente. Parasitas intestinais e lombrigas, estão entre os mais comuns. Se o seu gato tem problemas em ganhar peso, problemas com pulgas, ou se você encontrar manchas brancas nas suas fezes, você deverá levá-lo ao veterinário para que sejam feitos exames para descobrir se tem vermes. Embora possam ser tratados com medicamentos, os vermes podem revelar-se fatais se não forem tratados. Portanto, muito cuidado!

Bolas de pelo

Este é o problema de saúde mais comum nos gatos. Todos os gatos fazem uma limpeza diária ao pelo lambendo-se, e normalmente engolem o pelo que se encontra solto. Ocasionalmente, este pelo solto forma uma bola que se aloja no trato digestivo, em vez de passar através das fezes do seu gato. Quando o gato começa a tossir, ele normalmente está tossindo uma bola de pelo. Embora possa ser bastante nojento no final, a maioria dos gatos consegue-se livrar das bolas de pelo sem problemas.

Em casos raros, uma bola de pelo pode passar para o intestino do gato, criando um bloqueio. Estes bloqueios são problemas muito sérios, e podem ser fatais se não forem tratados. Se o seu gato ficar obstipado ou não está a comer corretamente, poderá ter um bloqueio. Se notar algum destes sintomas, deverá levá-lo imediatamente ao veterinário. Você pode impedir a formação das bolas de pelo e bloqueios, escovando o seu gato 2 a 3 vezes por semana para remover os pelos soltos. Também já se existem à venda alimentos específicos para controlar as bolas de pelo.

Infeção do trato urinário

Infeções urinárias é também um problema de saúde muito comum nos gatos. Esta é mais comum nos gatos machos que não foram castrados, embora também possa acontecer nas fêmeas.

Se o seu gato deixar de repente de ir à caixa de areia, poderá estar perante uma infeção urinária. Outro sintoma é quando a urina do gato começa a ter um cheiro bastante forte. Se suspeitar que seu gato tem uma infeção urinária, leve-o ao veterinário. O veterinário pode tratar o problema com remédios e fazer recomendações para ajudar a evitar esse problema no futuro.

Leucemia Felina

No passado, a leucemia felina foi a maior causa de morte dos gatos. Hoje em dia no entanto, existem vacinas que podem evitar a doença. Para isso o seu gato terá que levar a vacina, obviamente, antes de ter sido exposto à doença. Mesmo que a morte não aconteça imediatamente, os gatos que estão expostos à leucemia felina normalmente não têm uma longa vida. Se você sabe que o seu gato tem leucemia felina, nunca permita que outros gatos estejam perto dele, pois o vírus é altamente contagioso.

Leve o seu gato ao veterinário para os seus check-ups regulares. Se você mantiver atualizado o boletim de vacinas do seu gato, certamente ele terá uma vida mais saudável.

Embora alguns problemas de saúde não possam ser evitados, a maioria deles podem. Você também pode manter seu gato dentro de casa, o que irá protegê-lo da maioria dos problemas de saúde. Se o seu gato anda ao ar livre, reforce as visitas regulares ao veterinário para o manter saudável.

Faça por preservar a saúde e qualidade de vida do seu gato! 😉

Talvez seja do seu interesse...

loading...