Remover as unhas dos gatos: um ato de crueldade!

as-unhas-dos-gato

Antes de mais, para que servem as unhas dos gatos?

Sabia que os gatos usam as suas unhas para diversas coisas? As unhas são uma parte essencial do seu equilíbrio. Se já viu um gato a saltar e a agarrar-se num objeto, deve ter reparado que ele usa as suas unhas para se levantar. Quando sobem ás árvores, os gatos usam as suas unhas para se agarrarem ao tronco e conseguirem subir.

Os gatos também usam as suas unhas para alongamento, caminhada e para correr. As unhas são o principal meio de defesa do gato contra outros animais e seres humanos. A maioria dos gatos mantém as suas unhas muito afiadas. As suas unhas e dentes são basicamente as suas únicas armas. As unhas também são essenciais para usar a caixa de areia. Também usam as unhas para arranhar objetos para marcarem o seu território.

As unhas têm glândulas, que contêm uma secreção. Quando eles deixam sua marca em algo, a secreção é transferida para a área que arranhou. Embora não sendo detetável para os seres humanos este é detetável para outros gatos. Às vezes eles também arranham alguma coisa com o objetivo de remover a unha antiga que vai cair e dar-lhes uma nova unha que se encontra a crescer por baixo.

A remoção das unhas dos gatos

Muitos donos de gatos têm medo que o seu gato estrague a sua mobília ou carpete, e, portanto, optam por remover as unhas ao seu gato. Remover as unhas de um gato é um procedimento cirúrgico, que só pode ser realizado por um médico veterinário. O dono do gato irá precisar de dar um bom motivo para isso, pois um veterinário não irá fazer a cirurgia apenas para manter a mobília ou as carpetes protegidas.

Se você estiver pensando em remover as unhas do seu gato, você deve saber que o processo pode mudar totalmente a personalidade do seu gato. Depois da remoção das unhas, o seu gato estará em sofrimento e confuso. Ele poderá não ser capaz de saltar na janela ou no sofá, e ele pode não ser capaz de brincar como brincava antes. Alguns gatos, depois de terem sido removidas as suas unhas, tendem a ficar agressivos e a morder. O gato será completamente miserável – que é uma coisa difícil de suportar para aqueles que amam seus gatos.

Aqueles que decidirem ter um gato devem saber que um gato pode ocasionalmente arranhar. Se alguém não está preparado para lidar com esse fato, não deve possuir um gato em primeiro lugar.

Os gatos são excelentes animais de estimação, e já se sabe, eles têm unhas afiadas e fazem uso das mesmas. Existem mais animais de estimação para serem adotados caso você ache que não consegue lidar com um gato.

Evitar que o seu gato arranhe os seus pertences

Se está apenas preocupado com o seu mobiliário ou carpete, existem formas de evitar que o seu gato os arranhe.

A primeira coisa a fazer é dar ao seu gato um arranhador e deixá-lo saber onde está e como usá-lo. Você também pode obter uma esteira, certamente irá ajudar o seu gato com seus instintos de arranhar. Você pode ter que demonstrar como usar a esteira ou o arranhador no início, embora o seu gato deva saber usá-lo rapidamente. Depois de ter-lhe mostrado as cordas, ele vai arranhar o arranhador ou o tapete – e não o seu mobiliário ou a sua carpete.

Embora muitos não percebam isso, existem outras formas de proteger seus pertences em vez de remover cirurgicamente as unhas ao seu gato. Tal ato é doloroso e confuso para o gato, e pode mudar totalmente a sua perspetiva sobre as coisas. Antes de decidir tomar o caminho cruel de remover as unhas ao seu gato, olhe para todas as opções disponíveis – que certamente serão mais do agrado do seu gato.

Talvez seja do seu interesse...

loading...