Avançar para o conteúdo

Alimentos venenosos para gatos

  • Saúde
Gato a comer

Todos os donos de felinos sabem que devem sempre dar aos seus animais a comida mais adaptada possível a cada fase da sua vida. Porém, muitos são os gatos que adoram a nossa comida, e assim que nos apanham a comer, começam a pedir e não descansam enquanto não conseguirem comer um bocadinho. Contudo, muitos destes donos não sabem que, para além de não ser a alimentação mais adequada para eles, podem até ser alimentos tóxicos, mesmo que, para nós, sejam alimentos saudáveis.

Então, que alimentos nunca devemos dar aos nossos gatos?

Gato a comer

Alguns dos alimentos que devemos evitar ao máximo dar aos nossos felinos são:

Leite – Talvez um dos nossos alimentos mais dados aos gatos, mas na realidade, a maioria dos gatos são intolerantes à lactose e, por isso, deve ser evitado;

Alho e cebola – Estes alimentos danificam os glóbulos vermelhos dos nossos felinos podendo causar-lhes anemia;

Uvas – Esta fruta causam-lhes insuficiência renal, portanto esconda este alimento deles e não se esqueça de esconder também as uvas-passas;

Chocolate – Apesar de este ser um alimento muito viciante para muitos de nós, o chocolate contém teobromina e cafeína que lhes causa vómitos e diarreia podendo mesmo levá-los ao coma;

Cafeína – Todas as bebidas que contém cafeína estão completamente proibidas aos gatos, dado que estes são mais sensíveis que os humanos a este alimento, podendo causar problemas no sistema nervoso e no coração.

Sal – O sal pode causar vómitos e diarreias, portanto todos os alimentos que contenham sal, também entram nesta lista de alimentos que os nossos animais têm mesmo que evitar.

Xilitol – Um adoçante que causa danos no fígado dos nossos felinos. E já que as papilas gustativas deles não sentem os sabores doces, para quê dar-lhes!?

Álcool – Uma pequena quantidade de álcool é suficiente para deixar um gato em coma. Por isso, se vai fazer uma festa onde haverá álcool, certifique-se que o gato não tem acesso a este produto.

Lembre-se que os alimentos que não estão incluídos na dieta do seu gato, podem causar-lhes problemas no aparelho digestivo. Então, se ele lhe pede constantemente comida quando o vê a comer, tente alimentá-lo primeiro antes de você ir comer. Se lhe dá algum dos nossos alimentos como recompensa ou como snack, procure encontrar um snack que seja mais apropriado ao seu gato. Já os pode encontrar à venda em vários locais, incluindo os supermercados, e a preços bem acessíveis.

O que deve fazer em caso de intoxicação

Se suspeita que o seu gato possa estar com alguma intoxicação alimentar, entre em contacto com o seu veterinário. Ele irá aconselhar qual o melhor procedimento a ter. Mas, se o podemos evitar, porque não fazê-lo, já que isso pode salvar a vida ao seu gato!?

Subscreva a nossa newsletter e receba as nossas novidades no seu email: