Avançar para o conteúdo

Como saber se o seu gato tem dores

  • Dicas
Gato em cela do veterinário

Infelizmente os nossos gatos não nos conseguem avisar quando estão com alguma dor e nem sempre é fácil de darmos por ela, já que como bons predadores que são, sabem esconder a sua dor muito bem por medo de se transformarem eles na presa.

Muitas vezes, quando nos apercebemos que algo se passa de errado e os levamos ao veterinário, já é tarde demais. Ou, o seu gato foi operado recentemente e tem que lhe dar analgésicos só quando este está com dores. Para nos ajudar a detetar a dor nos nossos gatos, uma equipa de veterinários da Universidade de Montreal juntou-se e criou uma app para nos auxiliar a detetar a dor nos gatos.

Feline Grimace Scale

A app chama-se Feline Grimace Scale e é uma ferramenta gratuita, usada para avaliar a dor aguda nos gatos. Funciona apenas para dor aguda não para a dor crónica.

Pode usar esta app para aprender quais as expressões faciais que nos indicam que o gato está em sofrimento. Baseando-se na posição das orelhas, abertura dos olhos, na tensão do focinho e na posição dos bigodes e da cabeça. Quanto mais tensão o gato tem no rosto, maior é a dor. Assim saberá sempre quando o seu gato não se sente bem e precisa de ajuda.

Mas, se mesmo assim tem medo de estar o avaliar mal e prefere uma ajuda mais especializada pode seguir os 5 passos para avaliar a dor na app e ela dá-lhe o resultado consoante as suas respostas. Sendo estas entre: sem dor, dor leve a moderada e dor moderada a severa.

Como esta app pode ser usada tanto por donos de gatos como por veterinários, a app aconselha o que fazer em caso de ser o dono ou em caso de ser o veterinário do gato avaliado, sugerindo ou não o uso de analgésicos.

Atenção: esta app só ajuda a avaliar o sofrimento do seu gato. Se ele estiver realmente com algum problema terá de o levar ao veterinário para determinar a causa do seu sofrimento e para ser devidamente medicado. Conforme as respostas que deu, a app pode mesmo sugerir que o leve ao veterinário se for mesmo necessário.

Muito rápida e fácil de usar, esta app encontra-se nas plataformas Android e iOS e é gratuita.

Subscreva a nossa newsletter e receba as nossas novidades no seu email: