Avançar para o conteúdo

Coriza – a gripe dos gatos

    Provavelmente já ouviu falar na coriza mais conhecida por a gripe dos gatos (influenza felina). Esta doença afeta o trato respiratório superior felino incluindo os olhos, nariz, faringe, boca, laringe, traqueia e, ocasionalmente, os brônquios e pulmões.

    Os sintomas mais comuns são:

    Os olhos: O vírus afeta as membranas dos olhos (conjuntivite). Os olhos ficam inchados e vermelhos com uma descarga que é muitas vezes cheia de pus quando a infeção bacteriana secundária invade.

    O nariz: Espirros é um dos sintomas mais comuns. Há uma descarga a partir do nariz, que começa com um líquido claro. Em seguida essa descarga torna o liquido grosso e verde. Os gatos muitas vezes podem perder o olfato.

    Febre e depressão e perda de apetite: Muitas vezes, o gato tem febre e geralmente fica indisposto. Perdem o apetite e, por vezes, ficam desidratados. Atenção que quando eles estão desidratados podem se recusar a beber água.

    Lembre-se que o diagnóstico deve ser feito pelo seu veterinário. O veterinário vai fazer este diagnóstico baseado em sintomas. Tendo geralmente de introduzir um cotonete na garganta do seu gato e enviá-lo para o laboratório para análise.

    Felizmente a gripe do gato é raramente fatal em gatos saudáveis. Os sintomas podem durar até 14 dias. Existem vacinas disponíveis para esta doença, mas é algo a discutir no regime de vacinação com o veterinário.

    Veja o próximo vídeo do Pet Continente onde é dada uma breve explicação sobre a Coriza – a gripe dos gatos:

    Subscreva a nossa newsletter e receba as nossas novidades no seu email: