Avançar para o conteúdo

Documentário surpreendente sobre gatos – Uma relação de Amor e Ódio

    O próximo vídeo é um surpreendente documentário sobre gatos onde é abordada a relação de Amor e Ódio dos humanos para com estes felinos.

    Este documentário, do canal BBC, é o segundo de uma série de 5 documentários, intitulada de simplesmente “cats“.

    O vídeo começa em Ypres, na Bélgica. Com uma parada dedicada ao gato do festival Kattenstoet (Festival dos Gatos). Tem sido realizada no segundo domingo de maio desde 1955. Mais recentemente, a 44ª edição teve lugar a 10 de maio de 2015, com a 45ª marcado para 13 de maio de 2018. O desfile comemora uma tradição Ypres desde a Idade Média em que os gatos foram lançados a partir da torre campanário da Cloth Hall para a praça da cidade.

    Existem várias lendas sobre o que originou o lançamento de gatos. Uma possibilidade é que os gatos estavam ligados a feitiçaria, e o lançamento dos gatos simbolizariam a morte de espíritos malignos. O último evento registado deste tipo foi em 1817.

    Outra história sugere que os gatos foram trazidos para o Cloth Hall para controlar pragas. Antes dos modernos métodos de aquecimento e de armazenamento, quando fazia frio a lã era armazenada nos andares superiores do Cloth Hall. No início da primavera após a ter sido vendida, os gatos eram atirados para fora do campanário.

    Simbolicamente revive-se essa prática para as festividades da parada, um bobo da corte joga gatos de peluche do campanário Cloth Hall para baixo para a multidão, que aguarda de braços abertos para apanhar um. O lançamento dos gatos do campanário é seguido por uma simulação de uma queima da bruxa. Os participantes nas festividades  vestem-se muitas vezes de gatos, bruxas, ratos, ou pessoas da cidade de eras passadas, e o festival também apresenta bandas de música e pessoas andando a cavalo.

    Hoje em dia sabemos que ao atirarmos um gato de pernas para o ar eles facilmente conseguem dar a volta mas antigamente isso era considerado um ato de magia. O gato sempre foi associado a poderes mágicos já desde o tempo dos faraós.

    Os gatos começaram a ser domesticados no tempo dos romanos e este vídeo ajuda-nos a compreender como foi a sua relação com os humanos até aos tempos de hoje.

    Subscreva a nossa newsletter e receba as nossas novidades no seu email: