Avançar para o conteúdo

Documentário Surpreendente – Gato e Supergato

Cat - Cat and Supercat

O canal BBC realizou um maravilhoso documentário intitulado “Cats Cat and Supercat” ou em português “Gatos – Gato e Supergato”. É o último documentário de uma série de 5 documentários, denominada “cats. Estes documentários foram escritos e apresentados pelo biólogo Roger Tabor, um grande especialista em gatos.

O documentário começa na exposição do Gato Supremo (The Supreme Cat show) que se comemora todos os anos na Grã-Bretanha. Nesta exposição, os gatos são preparados a rigor e até os seus expositores estão enfeitados para estes concursos de beleza felina.

Roger Tabor fala um pouco sobre as raças persa e siamesa e o quanto as raças mudaram ao longo do tempo, desde que entraram nestas competições. Dá-nos conta de que a busca pelo gato delicado destas exposições os tornou tão frágeis.

A sua saúde é delicada e, têm problemas de reprodução. Nomeia características de várias raças e de como o ser humano as modifica em laboratório, tal como o faziam com os cães para poderem ganhar a competição, deixando no esquecimento a qualidade de vida e saúde destes felinos. 🙁

Conta-nos como os gatos começaram a ser importantes para o marketing, tal como nos anúncios publicitários, ajudando a vender comida de gato, por exemplo. Um bom exemplo disso foi Morris, o gato dos anúncios publicitários da marca 9Lives. Morris chegou a representar esta marca por muito tempo.

O fascínio por estes maravilhosos felinos foi tal, que até o musical “The Cats” de Andrew Lloyd Webber baseado nos poemas de T. S. Eliot sobre gatos, teve um enorme sucesso, e foi o musical que esteve mais tempo em cartaz em todo o mundo. Roger Tabor relata-nos um pouco desse encanto e sobre este deslumbrante musical que encantou o mundo todo.

Os gatos acabaram por ser domesticados, cruzados laboratorialmente, misturando características de raças já existentes para adaptá-los ao que para nós é um gato perfeito, e tirando-lhes as garras, acabando por torná-los parte das nossas famílias.

Ficou com vontade de ver este espantoso documentário da BBC? Não precisa de o ir procurar. Pode vê-lo aqui mesmo:

Subscreva a nossa newsletter e receba as nossas novidades no seu email: