Avançar para o conteúdo

Estágios de crescimento: Gatos adultos

    Gato adulto

    A partir do primeiro ano de vida, o seu gato passa a ser um gato adulto. Passou de ter um ritmo de evolução enorme para um abrandamento. O seu gato começa a acalmar! Então e agora? Como passa a ser a vida do meu gato?

    Como é a vida de um gato adulto

    Um gato atingindo a fase adulta da sua vida (com 1 ano), deixa de ser tão brincalhão e ativo para ser um gato mais calmo. É um gato que já tem a sua rotina. Já é autossuficiente e por isso mesmo já não precisa tanto da sua atenção como um gatinho bebé. Esta independência deixa-nos muito mais descansados quando a nossa vida é mais ativa e não nos deixa muito tempo para tratar deles ou lhes dar muita atenção.

    Metabolismo de um gato adulto

    Agora que o metabolismo do seu gato está a abrandar é importante que adapte a alimentação a esta fase da vida dele. Se lhe der comida a toda a hora ou se continuar a dar uma recompensa de vez em quando ao longo do dia, o seu gato irá ficar com excesso de peso e provavelmente não estará tão saudável como você pensa.

    Opte por uma alimentação de ração seca em vez de lhe dar restos da nossa comida. A nossa comida pode fazer mal ao aparelho digestivo do seu gato. Por exemplo, o sal que incluímos na nossa alimentação pode desidratar o seu gato e quando consumido em grandes quantidades pode mesmo ser tóxico.

    Muitos são os veterinários que aconselham a dar uma vez por semana a alimentação húmida. Isto deve-se ao facto de os gatos não beberem muita água e como esta comida tem pelo menos 60% de humidade, ajuda a hidratá-los. Mas atenção, esta refeição deve ser comida de imediato. Não a deixe no comedouro muito tempo, pois pode ficar com bactérias.

    Gatos a descansar em arranhador

    Exercício

    O seu gato começa a ficar mais sossegado e acaba tudo por ficar mais pacífico aí por casa. Deixa de haver as correrias pelos corredores, os brinquedos dele já não estão espalhados pela casa.

    Mas se o seu gato não tem contacto algum com o exterior, então é um gato que não faz exercício suficiente. É neste momento que ele vai necessitar da sua ajuda. Estimule-o a brincar um pouco todos os dias. Seja a passear o seu gato nas redondezas de sua casa ou mesmo a perseguir algum brinquedo.

    Também pode ter arranhadores verticais e/ou estruturas de escalada. Eles adoram dormir em sítios altos, pois têm o instinto de se protegerem dos predadores e nada melhor que um local lá no alto em que pode ver todo o seu território enquanto tira a sua sesta. Se lhe der esse miminho aliado ao exercício que irá fazer para subir e descer, tanto melhor. O exercício é fundamental para continuar a ser um gato saudável.

    Cuidados diários de higiene

    Há cuidados de higiene com o gato que deveríamos ter todos os dias, como escovar o pelo e os dentes, assim como a limpeza da caixa de areia. Já as orelhas e os olhos devem ser limpos todas as semanas.

    O gato é um animal muito limpo, está constantemente a lamber-se para se manter asseado e com o pelo desembaraçado. Outro motivo para este fascínio dos gatos pela higiene, está também relacionado com a necessidade de eliminar os odores que liberta para não serem detetados por outros predadores.

    Anos de gatos em anos humanos

    Os gatos atingem a idade adulta com um ano de idade que equivale a 15 anos humanos! A fase adulta do gato vai de 1 ano a 10 anos.

    • 1 ano da vida de um gato equivale a 15 anos humanos.
    • 2 anos da vida de um gato equivale a 24 anos humanos.
    • 3 anos da vida de um gato equivale a 28 anos humanos.
    • 4 anos da vida de um gato equivale a 32 anos humanos.
    • 5 anos da vida de um gato equivale a 36 anos humanos.
    • 6 anos da vida de um gato equivale a 40 anos humanos.
    • 7 anos da vida de um gato equivale a 44 anos humanos.
    • 8 anos da vida de um gato equivale a 48 anos humanos.
    • 9 anos da vida de um gato equivale a 52 anos humanos.
    • 10 anos da vida de um gato equivale a 56 anos humanos.

    A partir dos 11 anos o nosso gato atinge a fase sénior. O nosso gatinho entra noutra fase do seu crescimento e nós aqui estaremos para o acompanhar com tanto ou mais amor que o primeiro dia em que o adotamos.

    Subscreva a nossa newsletter e receba as nossas novidades no seu email: