Avançar para o conteúdo

Estágios de crescimento: O primeiro ano de vida dos gatos

    Gatos bebés

    Muitas são as pessoas que adoram gatos e dividem as suas casas com eles. Adotar um gato, dar-lhe amor, carinho e todas as condições que eles precisam para ter uma boa qualidade de vida, faz com que eles durem uma média de 15 anos. Mas será que sabemos tudo o que precisamos sobre os gatos e o que eles precisam? Tem curiosidade em saber um pouco mais sobre o primeiro ano de vida dos gatos?

    Acabado de nascer

    Os gatos quando nascem não ouvem, não veem, não andam, não tem dentes, não conseguem regular a temperatura corporal e precisam que a mãe os estimule para fazerem as suas necessidades fisiológicas, por isso mesmo são completamente dependentes da mãe. Por volta dos 9 dias começam a ouvir e entre os 9 e os 15 dias de vida os gatinhos começam a abrir os olhos. A partir desse momento começam a querer andar e explorar tudo à sua volta. É fundamental dar uma alimentação adequada a lactantes para a mãe dos gatinhos, reduzir ao mínimo o contacto físico com os gatinhos e fornecer-lhes um abrigo aconchegado e confortável.

    Gato bebé

    3-4 Semanas

    Por volta das 3 semanas os dentes começam a nascer e aproximadamente às 4 semanas começam a brincar com os irmãos e com a mãe. Nesta altura já podemos começar a introduzir a ração. Atenção, se a ração que for dar aos gatinhos bebés for ração seca, então lembre-se que tem que a humedecer com um pouco de água morna e tem que ser sempre ração apropriada para gatinhos bebés. Mal comece o desmame, o gatinho passa a precisar de ter água sempre disponível. Este é o momento ideal para os gatinhos começarem aos poucos a lidar com os humanos e a começarem a aprender a usar a caixa de areia.

    6-8 Semanas

    Com seis semanas podemos começar a introduzir os brinquedos, pois eles vão passar algum tempo a brincar. Vão começar a atacar, enfrentar e perseguir os irmãos e os brinquedos. A cor dos olhos pode mudar e aprendem a lamber-se. Às 8 semanas começa a regular a sua temperatura. É também por esta altura que devem ir à primeira consulta para começar o plano de vacinação e desparasitação. Aproveite esta consulta para esclarecer todas as dúvidas que possa ter.

    10 semanas

    A partir das 10 semanas começam a explorar ainda mais o seu território e é ai que os arranhadores entram para eles aprenderem que é só aí que podem arranhar à vontade e deixarem os seus sofás e restante mobília a salvo. Por esta altura os gatinhos já não dependem da mãe.

    5-6 meses

    Por volta dos 5 meses o seu gato atinge a maturidade sexual. Ao entrar na adolescência por volta dos 6 meses deverá castrar o seu gatinho. O seu gato beneficiará muito com a castração pois para além de correr menos riscos de ficar doente, também lhe prolonga a expectativa de vida. Aproveite a castração para colocar o microchip.

    1 ano

    Com um ano o seu gatinho passa a ser um adulto. Este é o momento ideal para começar a transição da comida do seu gato de ração de gatinhos para a ração para gatos adultos. Se já tiver castrado o seu gato, existem muitas marcas com a ração direcionada para gatos já castrados.

    Em apenas um ano o seu gato passou de um recém nascido indefeso e completamente dependente da mãe para um gato adulto e autossuficiente. Incrível como em apenas um ano eles evoluem tanto.

    Subscreva a nossa newsletter e receba as nossas novidades no seu email: