Gatos não podem transmitir COVID-19… mas podem acusar positivo!

Gato

Os gatos domésticos não podem transmitir o COVID-19 aos seres humanos, mas eles podem acusar positivo para níveis baixos do patógeno se o pegarem de seus donos.

Esta é a conclusão do Departamento de Agricultura, Pescas e Conservação de Hong Kong depois que um cão em quarentena testou fraco positivo para o novo coronavírus em 27 de fevereiro, 28 de fevereiro e 2 de março, usando as amostras de cavidade nasal e oral do canino.

“Atualmente não há evidências de que animais de estimação possam ser uma fonte de infeção pelo COVID-19 ou que fiquem doentes”, disse um porta-voz em um comunicado à imprensa.

Os cientistas suspeitam que o vírus que causa a doença tenha se originado em morcegos antes de passá-lo para outra espécie, possivelmente um pangolim, que o transmitiu aos seres humanos.

No entanto, especialistas da Escola de Saúde Pública da Universidade de Hong Kong, da Faculdade de Medicina Veterinária e Ciências da Vida da Universidade da Cidade de Hong Kong e da Organização Mundial de Saúde Animal, concordaram por unanimidade que o cão tem uma baixa nível de infeção e é “provável que seja um caso de transmissão humano-animal”.

O cão, e outros elementos também em quarentena que acusaram negativo para o vírus, será testado novamente antes de ser libertado. O departamento sugeriu que animais de estimação, incluindo cães e gatos, de famílias onde alguém acusou positivo para o vírus deveriam ser colocados em quarentena.

Em geral, os donos de animais devem manter uma boa higiene, incluindo lavar as mãos antes e depois do manuseio dos animais, alimentos e suprimentos e não beijá-los. As pessoas doentes devem evitar o contacto com animais de estimação, e o aconselhamento de um veterinário deve ser procurado se forem detetadas alterações nas condições de saúde de um animal de estimação.

“Além de manter boas práticas de higiene, os donos de animais não precisam se preocupar demais e, em circunstância alguma, devem abandonar seus animais”, disse o porta-voz.