Avançar para o conteúdo

Porque os gatos mamam nos cobertores?

Gatos mamam nos cobertores

Muitos são os gatos que puxam e empurram com as suas patinhas enquanto ronronam e mamam os cobertores, mantas, edredões… E muitas são as descrições dos seus donos para este ato dos nossos gatos desde “amassar o pão”, a “fazer biscoitos”. O seu gato tem por hábito mamar em objetos macios? Será que há uma razão para ele ter este comportamento tão ternurento e curioso?

Gatinhos bebés

Gatinhos bebés

Todos os gatinhos bebés mamam na sua mãe quando são pequeninos, e para isso não é preciso dar uma explicação, pois todos nós sabemos que é para se alimentar. A este ato os gatinhos acrescentam o ronronar para chamar à atenção da sua mãe e esta o deixar mamar, o que ajuda também a estabelecer uma relação mais próxima com ela.

Por volta das 4 semanas é introduzida a comida húmida e a ração seca humedecida com água morna na alimentação do gatinho. Perto dos 2 meses os gatinhos deixam de mamar. Mas muitos são os que continuam a mamar em todos os edredões e mantas macias. Mas se não o fazem para mamar, porque é que o continuam a fazer?

Porque o fazem mesmo depois de adultos

Eles podem fazê-lo por varias razões, mas uma coisa é certa, se o seu gato sobe no seu colo e mama na sua camisola enquanto ronrona, significa que está feliz e se sente amado. Sabendo nós que estes atos são reservados à mãe, então esta é uma grande demonstração de amor da parte deles, não acha?

Há quem acredite que o fazem por instinto quando são tirados cedo de mais de perto da mãe e acabam por ficar com esse hábito mesmo em adultos. Acabando por o fazer quando se sentem confortáveis ou quando estão um pouco stressados e isso os acalma e reconforta.

Também pode “amassar o pão” no local onde vai dormir. Ele roda em cima do cobertor ou almofada e puxa e empurra com as suas patinhas para preparar o ninho em que se vai deitar, deixando este local confortável e do seu agrado.

Cuidado: Se acha que o seu gato o faz de forma compulsiva, pode ser que ele esteja sob alguma tensão ou stress. Procure descobrir o que o causa para eliminar essa fonte de stress.

Devo fazer algo para evitar que o faça?

Gato adulto

Como o seu gato fá-lo por instinto e para ele é calmante e reconfortante, então não precisa de fazer nada, a não ser que ache mesmo que é de uma forma excessiva.

Acha que ao fazê-lo, ele está a ingerir pelos do cobertor e lhe provoca vómitos? Então tente fazer com que ele reduza ou acabe com esse hábito. Mas se acha que o motivo de ele “amassar o pão” é derivado ao stress, tente mesmo descobrir a causa para a eliminar ou pelo menos tentar reduzi-la. Brinque com ele para desviar a sua atenção da fonte de stress.

Em último caso, se já não souber o que fazer, pode sempre ir a uma consulta com o seu veterinário. Ele irá ajudar com certeza.

Subscreva a nossa newsletter e receba as nossas novidades no seu email: