Avançar para o conteúdo

Os gatos e o Natal

Gato no Natal

O Natal é uma época alegre e cheia de cor. Todos associamos o Natal a uma linda árvore-de-natal cheia de luzes, enfeites e recheada de prendas. As casas ganham decorações novas alusivas a esta época, fazendo a alegria de miúdos e graúdos. Contudo, também é uma época perigosa para os nossos amigos felinos.

Não há uma família que tenha um gato como animal de estimação, que diga que o seu gato não liga nenhuma à árvore-de-natal e às suas decorações. Os gatos são animais curiosos por natureza e mal a árvore-de-natal é montada, eles correm para descobrir o que se passa. Seja a árvore natural ou artificial, eles vão sempre tentar trepar por elas a cima. Muitos enfeites caem e a árvore fica fora do sítio, isto se tivermos a sorte de ela não cair. Contudo, isto não é o grande problema dos gatos no natal. Na verdade, o problema pode ser muito maior.

Gato brinca com enfeites de Natal.

Árvores de Natal

Muitos optam por comprar todos os anos um pinheiro natural. Estas árvores apesar de bonitas são extremamente perigosas para os nossos amigos felinos. As agulhas dos pinheiros ao serem engolidas por eles, acabam por furar-lhes o estômago, acabando por precisarem de ser operados de urgência. Por esse motivo, pondere as árvores-de-natal artificiais.

Eles têm tendência a trepar pela árvore a cima. Se esta não estiver bem presa, eles podem acabar por se magoarem quando esta cair. Certifique-se que a árvore está bem presa a uma parede e com uma base pesada.

As luzes que colocamos nela também o podem eletrocutar. Esconda os cabos das luzes para eles não irem brincar com elas.

Os enfeites da árvore não devem ser de vidro. Eles veem os enfeites como brinquedos, e se acabarem por atirar ao chão, podem partir. Opte por enfeites de madeira, plástico, ou outro material que não seja perigoso para o seu felino.

As fitas para decoração da árvore assim como as fitas dos presentes podem ser ingeridas, acabando por obstruir-lhes o intestino o que os leva até às urgências dos hospitais veterinários, tente evitá-las.

Os gatos não gostam dos cheiros a citrinos. Se colocar uns sacos pequenos com raspas de laranja e/ou limão perto da base da árvore, ou perto dos presentes, pode fazer com que o seu gato não se aproxime muito dela.

Outras decorações de Natal

Para além da árvore-de-natal, também colocamos espalhados pela casa outros enfeites que podem ser perigosos ou até fatais para o gato. Quando o concretizarmos, convém termos em conta se são ou não perigosos.

Os globos de neve, podem cair ao chão, partem-se e podem feri-los. Já para não falar no líquido do interior dos globos que são tóxicos. Podem se queimar nas velas, podem ingerir as flores típicas de natal como o azevinho ou a estrela-de-natal tóxicas para eles, assim como as uvas-passas e o chocolate. Podemos antes decorar a casa com enfeites de plástico ou madeira para reduzirmos esse perigo.

O stress do Natal

A noite de natal pode ser muito stressante para o seu gato. É uma noite com muita gente, portanto mais confusão e barulho do que todas as outras noites. Os gatos são conhecidos por evitarem confusões e gostarem de sossego. Forneça-lhe um lugar calmo onde ele se possa refugiar com o cobertor e brinquedos dele. Isso irá acalmá-lo e reconfortá-lo.

Se as suas visitas trouxerem outros animais de estimação, pondere tê-los em locais separados. Um novo animal no território do seu gato pode também ser muito stressante tanto para ele como para o novo animal.

Podemos ter um Natal típico como tanto gostamos, mas fazê-lo de forma segura para o nosso gato.

Subscreva a nossa newsletter e receba as nossas novidades no seu email: