Avançar para o conteúdo

Os gatos são leais?

    Gatos são leais

    Os gatos sempre foram conhecidos como animais muito independentes e vistos como animais distantes e pouco leais ao seu dono.

    Muitas vezes considerados traiçoeiros, muitos são os que não os querem como animais de estimação, e muito menos querem que eles estejam perto dos seus filhos, dando preferência aos cães por serem animais mais gratos e leais aos seus donos. Mas, será que é mesmo assim? Ou estaremos a ser injustos com eles?

    O que os estudos revelam

    Foi elaborado um estudo sobre os laços de apego entre gatos domésticos e os humanos pela Dra. Kristyn Vitale, da Oregon State University, e sua equipa.

    Para este estudo, os gatos foram levados para uma sala onde nunca estiveram por 2 minutos com os seus respetivos donos. Depois os donos são convidados a sair e eles foram deixados por mais 2 minutos completamente sozinhos. Passado esse tempo, os gatos reuniram-se com os donos por mais 2 minutos.

    Nota: estes gatos foram avaliados com os mesmos critérios que os cães e bebés humanos.

    Os gatos com um vínculo estabelecido com o seu dono, apresentavam um pequeno stress quando estes se ausentaram, e quando este voltou ficaram mais relaxados. Poucos foram aqueles que continuaram stressados ou mesmo evitaram o dono. Este teste foi feito primeiro em gatos com menos de um ano e posteriormente em gatos adultos, para que fiquemos a saber se na fase adulta do gato, ele se irá comportar da mesma forma. À semelhança dos gatinhos bebés, também eles mostraram o mesmo comportamento.

    Gato sozinho

    Este estudo mostra-nos que muitos de nós subestimamos os gatos. Os gatos, tal como os cães, compartilham características sociais. Também eles, têm a mesma capacidade para formar vínculos, e reagem da mesma forma que os cães e as crianças quando são deixados sozinhos.

    Revelam também como os nossos gatos se apegam aos seus donos, sentem-se seguros com a sua presença e sentem a sua falta quando estes saem de casa, mesmo na sua fase adulta, tal como os cães ou as nossas crianças.

    Em resumo, ficamos a saber que os gatos são tão leais como os cães e as crianças, e ainda que a presença do seu dono transmite-lhes segurança.

    Subscreva a nossa newsletter e receba as nossas novidades no seu email: