Avançar para o conteúdo

Os gatos precisam de tomar banho?

    Gatos a tomar banho

    Muitas são as opiniões sobre os gatos tomarem ou não banho. Há quem queira dar banho ao gato com alguma regularidade, outros só dão banho se for mesmo necessário. Mas o que estará mais correto? Os gatos precisam de tomar banho? Na realidade o gato é um animal muito limpo, gasta algum do seu tempo a limpar-se e a língua dele é ótima para isso mesmo. Mas vai haver uma vez ou outra que necessitará de um banho caso se suje ao ir à rua, por exemplo.

    Portanto, não precisa de se preocupar com o banho do seu gato, a menos que ele esteja sujo ou julgue que ele não dá conta do recado sozinho, quer seja por já estar mais velhinho e cansado para o fazer ou por ser obeso e não consiga fazê-lo tão bem, por exemplo. Mas atenção, não o lave se não for mesmo necessário. Saiba que se estiver sempre a lavar o seu gato, ele vai perder óleos essenciais da sua pele e os nutrientes do seu pelo diminuem. Isto faz com que o pelo do seu gato fique seco e escamoso. Pode até mesmo dar origem a problemas de saúde. E como eles não gostam mesmo nada de tomar banho, pode até mesmo ser traumático. Portanto, se o seu gato for daqueles que não têm acesso ao exterior e se lambe com regularidade, escová-lo com alguma regularidade será suficiente.

    Se o seu gato precisar mesmo de auxílio para tomar banho, aconselhe-se com o veterinário do seu gato. Ele melhor do que ninguém saberá com que regularidade o seu gato precisa de um bom banho.

    Gato a lamber-se

    Então, porque é que os gatos não gostam de tomar banho?

    Para além de ser desconfortável para um gato sentir o seu pelo molhado, também, o pelo ao ficar mais pesado (enquanto não estiver completamente seco), faz com que o seu gato não seja tão ágil.

    Como dar banho a um gato?

    Encha a banheira ou o recipiente onde for dar banho ao seu gato com água morna. Nunca encha com ele já lá dentro. O barulho da água a correr pode ser uma agonia para o seu gato. Lave o seu gato apenas do pescoço para baixo. É importante que os olhos, as orelhas, o nariz e a boca do seu gato não tenham contacto algum com o champô, pois o este pode o magoar. No final, certifique-se que remove na totalidade o champô do pelo.

    Para lavar a cara do seu gato, use apenas uma toalha molhada. E pronto, agora que está limpinho, só lhe resta limpá-lo com uma toalha seca.

    Muitos são os gatos que têm medo do secador, se o seu for um deles, não insista, só não o deixe perto de uma fonte de ar frio até ele estar completamente seco para que não se constipe. Após o secar, o seu gato pode ficar um bom tempo a lamber-se. Isso é completamente normal! Ele está a tentar tirar toda a humidade que ainda lhe resta no pelo.

    Se acha que lavar o seu gato é uma experiência traumática tanto para si como para o seu gato, então use apenas a toalha molhada em todo o corpo ou opte pelo champô seco para gatos.

    Não use o seu champô, nem mesmo o champô do seu bebé e muito menos o detergente da louça no seu gato. Eles não são adequados ao pelo do seu gato e pode mesmo até causar-lhe problema de pele.

    No final do banho dê-lhe um snack de recompensa. Vai ver que isso acaba por ajudar o seu gato a associar o banho a uma experiência agradável.

    Subscreva a nossa newsletter e receba as nossas novidades no seu email: