Avançar para o conteúdo

Gatos vs Aspiradores

Gatos vs Aspiradores

Muitos são os gatos com medo de aspiradores, aliás até alguns humanos sofrem dessa fobia (Zuigerfobia), fazendo com que tentem sempre evitar ter contacto com os aspiradores. E eu que pensava que só os gatos tinham este medo irracional pelos aspiradores. No caso dos gatos, a maioria foge mal ouve o som do aspirador.

Porque é que os gatos têm medo dos aspiradores?

Na realidade os gatos não têm medo do aspirador em si, mas sim do barulho que este faz. Os gatos adoram a sua rotina e querem que ela seja de paz e sossego. O aspirador a cada passo vem para quebrar a sua tranquilidade, com um barulho ensurdecedor para uns ouvidos sensíveis ao barulho como o deles.

A audição dos gatos é muito apurada o que facilita imenso na altura de capturar a sua presa. Eles conseguem captar sons distantes, mesmo aqueles que nós humanos não conseguimos ouvir. Agora imagine: se para nós o aspirador é ruidoso como será este ruído para uns ouvidos tão bons como os dos gatos? Pois é, para alguns até pode ser mesmo doloroso.

Mas não se preocupe! Há medida que o seu felino vai crescendo e vai tendo mais contacto com o aspirador, ele acaba por perder esse medo irracional, pois veem que estes não são mais uma ameaça. Se o seu gato já é adulto e ainda tem esse medo todo pelo aspirador, não esconda ou guarde o aspirador, em vez disso deixe-o desligado num sítio em que ele possa o ver e gradualmente se aproximar e se familiarizar com ele.

Nunca o force a lidar com o aspirador quando o estiver a usar. Deixe-o ir para um sítio onde ele se sinta seguro. A curiosidade do gato vai ser maior que o medo pelo aspirador e aos poucos ele vai se aproximando, e vai acabar por não precisar de se refugiar, pois vê que este não provoca perigo algum.

O TheFW é um canal do YouTube com vídeos incríveis e claro que alguns deles são de gatos. Entre eles tem um vídeo que nos mostra como alguns gatos reagem quando ficam frente a frente com os aspiradores. São apenas 56 segundos, mas mostram perfeitamente como é a reação de muitos gatos. Muitos se assustam e fogem assim que o aspirador é ligado, alguns mais corajosos enfrentam o inimigo e ainda há os que não têm medo algum e até se deixe ser aspirado. Ora veja:

O meu é gato é dos que anda pela casa a controlar o que o aspirador anda a fazer. Afinal a casa é o território dele! 😀

Subscreva a nossa newsletter e receba as nossas novidades no seu email: