Avançar para o conteúdo

Istambul – a cidade dos gatos

Istambul

Istambul é a maior cidade da Turquia, onde a maioria das pessoas são muçulmanas, alguns laicos e poucos judeus e cristãos. Esta cidade é também muito conhecida por ser a cidade dos gatos. Para percebermos esta ligação de Istambul aos gatos, temos que andar muitos séculos para trás até ao povo que colonizou Istambul, os otomanos. Estes povo adorava gatos, achavam que eram animais muito limpos. Admiravam a sua destreza na caça e acreditavam que eram animais ritualmente limpos. Isso fez com que os gatos fossem o único animal com autorização para entrar na Grande Mesquita de Meca.

Atualmente em Istambul continuam sem capturar, nem matar gatos. O que leva a que esta cidade tenha mais de um milhão de gatos a andar pelas suas ruas. Estes gatos são cuidados por toda a gente que por lá anda, e em todo o lado podemos ver abrigos para gatos e recipientes com comida e água, e claro, muitos gatos. Por isso mesmo muitas pessoas em Istambul acham errado ter um gato preso dentro de casa. Podemos encontrar gatos em todo o lado pela rua, não há necessidade de ter um preso em casa. Mas mesmo assim ainda lá se encontra um ou outro que fica só por casa.

Quando estes gatos de rua precisam de ir ao veterinário as pessoas não negam auxílio. Algumas pessoas têm mesmo conta aberta no veterinário por estarem sempre a levar gatos que precisam de ajuda. Portanto, pode haver muitos gatos nesta cidade, mas são todos bem tratados. Não se vê um gato desnutrido ou aleijado em Istambul, pois haverá sempre alguém para ajudar.

Se ficou com curiosidade em ver como são as ruas desta cidade e quiser acompanhar as histórias dos gatos que vivem nelas, assim como esta incrível relação entre as pessoas e estes gatos vadios, tem de ver o próximo documentário chamado “Kedi” com a Ceyda Torun como diretora. É incrível o valor que estas pessoas dão aos gatos. Veja como os gatos estão tão à vontade em andar por todo o lado, desde os toldos das lojas até mesmo no interior das peixarias.

Atenção: O vídeo não é em Português, mas pode sempre ativar as legendas.

Já não é possível imaginar esta cidade sem os gatos, e na realidade os gatos tornam Istambul uma cidade única e fascinante. Certamente todos os amantes de gatos que ainda não visitaram esta cidade, vão acrescentar Istambul à sua lista de cidades a conhecer. Eu vou!!

Subscreva a nossa newsletter e receba as nossas novidades no seu email: