Avançar para o conteúdo

Preciso de lavar os dentes do meu gato?

    Lavar os dentes do meu gato

    Os gatos são animais muito limpos e tratam da sua higiene o melhor que podem, mas no que toca aos dentes é uma tarefa que eles não conseguem fazer sozinhos. Para isso precisam da ajuda dos seus donos e uma grande parte deles não o faz. Muitos, talvez porque nunca imaginaram que seja necessário fazê-lo. Contudo, se nunca o fizer, o seu gato pode ter problemas de mau hálito, tártaro, placa bacteriana e até infeções dentárias.

    A partir de que idade é necessário lavar os dentes dos gatos?

    É aconselhada a lavagem dos dentes dos gatos a partir dos 6 meses. Por volta desta idade os gatos já devem ter perdido a sua dentição de leite e ter agora a dentição definitiva. Se o seu gato já tem mais de 6 meses e ainda não começou a lavar-lhe os dentes, não se preocupe. Não é tarde demais para começar. É verdade que não é o ideal, mas ainda vai a tempo.

    Com que regularidade devo lavar os dentes do meu gato?

    Para que o seu gato tenha uma boa higiene bucal, deve lavar-lhe os dentes diariamente. Deve criar este hábito ao seu gato desde pequeno. Se só lhe for escovar os dentes depois de adulto, não vai ser uma tarefa tão fácil ao princípio. Mas não desista! Com o tempo ele habitua-se.

    O que é preciso?

    Vai precisar de uma escova de dentes e de uma pasta de dentes adequada para gatos. Se tiver mais do que um gato, cada um vai precisar da sua própria escova. A saliva pode ser um meio de infeção entre gatos.

    Posso usar a nossa pasta de dentes?

    As nossas pastas de dentes contêm flúor, que se for ingerido por eles pode ser tóxico. Já para não falar no sabor que para eles pode ser demasiado forte. As pastas de dentes para os nossos animais de estimação costumam ter aroma a carne e não têm flúor.

    Por quanto tempo devo escovar?

    Basta 30 segundos de escovagem por cada lado. Não lhe vai roubar muito tempo pois não!? 😉

    Não consigo lavar os dentes ao meu gato e agora?

    Não consegue de maneira nenhuma lavar os dentes ao seu gato? Então pode sempre tentar de outras formas como por exemplo o elixir bucal para gatos, que é diluído na água que o seu gato vai beber, o spray dentífrico para animais de estimação que se pulveriza uma vez ao dia nos dentes do seu gatinho ou até os snacks para a higiene dentária que ajudam a raspar os dentes e você consegue encontrar em qualquer supermercado. Se preferir, pode sempre falar com o veterinário do seu gato. Ele irá aconselhá-lo e tirar qualquer dúvida que possa ter.

    Se quisermos que os nossos felinos não tenham qualquer problema, seja nos dentes ou nas gengivas, devemos tentar preveni-los, e não há melhor método que a lavagem dos dentes. Mas lavar os dentes aos gatos nem sempre é fácil. Veja qual é o método que se adequa melhor ao seu gato. Uma boa higiene oral previne problemas dentários, tal como acontece connosco.

    Subscreva a nossa newsletter e receba as nossas novidades no seu email: