Avançar para o conteúdo

Porque não leva o seu gato ao veterinário?

    Gato no veterinário

    Costuma levar regularmente o seu gato ao veterinário? Sabia que menos de metade dos gatos vão regularmente ao veterinário após o primeiro ano em que são adotados? Porque é que você não leva o seu gato ao veterinário?

    Os gatos que não vão com regularidade ao veterinário costumam sofrer de doenças que poderiam ter sido evitadas numa consulta, como os diabetes, algumas doenças dentárias e até serem vitimas dos parasitas internos como as lombrigas e as ténias que podem também ser transmitidas para os donos do felino.

    Os gatos adultos que não têm qualquer contacto com o exterior devem ir pelo menos uma a duas vezes ao veterinário por ano, já os gatinhos bebés devem ir com mais frequência. Normalmente o aconselhado é a cada 3 ou 4 semanas nos seus primeiros 4 meses para fazerem a desparasitação e tomarem as vacinas. Então, se é realmente necessário levar o seu gato ao veterinário regularmente, porque não o leva?

    Será por causa do preço da consulta?

    O preço dos medicamentos e produtos farmacêuticos para os nossos animais assim como os equipamentos médicos mais recentes e as novas tecnologias, são caros e isso leva a que as consultas fiquem muito caras. Mas se é esse o seu problema então sugerimos que se informe sobre os preços praticados pelos veterinários na sua região para saber qual será o mais acessível. Procure saber se existe algum hospital veterinário perto de si. Normalmente estes hospitais costumam ter os preços mais baixos que os praticados pelas clínicas veterinárias.

    Será porque o seu gato não gosta de ir ao veterinário?

    Gatos em transportadora

    Não consegue levar o seu gato ao veterinário pois na hora de ir é uma verdadeira batalha metê-lo dentro da transportadora. Normalmente este comportamento devesse ao facto de ele não estar familiarizado com a transportadora.

    Deixe a transportadora aberta em um lugar acessível ao gato para ele familiarizar-se com ela e quem sabe até fazer uma sesta dentro dela. Pode colocar dentro dela os snacks preferidos do seu gato para lhe despertar mais a atenção. Também pode meter na transportadora uma manta ou um brinquedo que ele goste para se poder sentir mais confortável.

    Pode levar alguns dias até o seu gato se acostumar com a transportadora por isso seja paciente. O gato habituando-se com a transportadora pode tornar muito menos stressante as idas ao veterinário tanto para ele como para si.

    Se mesmo assim não consegue levar o seu gato ao veterinário ainda lhe resta a hipótese da consulta do veterinário ao domicílio. Como evita a transportadora e o gato está no seu lar, esta experiência acaba por ser menos stressante.

    Familiarizar o seu gato às consultas regulares ao veterinário pode ajudar a manter o seu gato saudável e mesmo detetar alguma doença a tempo, visto que não é fácil identificar quando eles estão doentes. Os gatos como bons predadores que são costumam esconder quando não estão bem pois não querem ser um alvo fácil para um possível predador. Assim, podemos não reparar em nenhuma mudança de comportamento no gato.

    Subscreva a nossa newsletter e receba as nossas novidades no seu email: