Avançar para o conteúdo

Mouschi, o gato de Anne Frank

    Mouschi, O Gato de Anne Frank

    Mouschi, O Gato de Anne Frank, é um fantástico livro de José Jorge Letria, que nos relata uma perspetiva diferente da Segunda Guerra Mundial. Desta vez, através dos olhos de um gato!

    José Jorge Letria presenteia-nos com uma história imaginária, mas que a par com o diário de Anne Frank, nos vai contando como era o dia a dia destes judeus no anexo onde residiam. A história é contada de uma forma simples para que os mais novos também possam entender (este livro é recomendado para maiores de 10 anos).

    Mouschi existiu mesmo. Estava em cativeiro com Anne Frank, a menina judia, vítima do Holocausto que tanto despertou a atenção de todo o mundo após a publicação do seu diário. Este diário foi publicado depois do seu falecimento por Otto Frank, seu pai, o único sobrevivente da família. Neste diário, escrito pela própria Anne Frank, onde ela nos conta como viveu estes tempos tão difíceis, existe mesmo referências a este gato.

    Quem levou o gato Mouschi para esse anexo foi Peter van Pels, um dos judeus também lá refugiado nesse anexo com a família de Anne Frank. O leal Mouschi no seu relato imaginário mostra-nos a importância do silêncio naquele anexo. Em como viviam a sussurrar para não serem apanhados e presos pelos soldados alemães. Em como estavam dependentes da ajuda de Miep Gies, a secretária do pai de Anne Frank que tanto ajudou esta família.

    Um relato da tristeza que havia dentro daquelas paredes, e da força de vontade de sobreviver. Conta-nos os dias passados encostados ao rádio para terem notícias da guerra e como a escassez de alimentos os assombravam.

    Fala-nos das horas em que a menina passava a escrever o seu diário e do terror que se passou no dia em que foram descobertos pela polícia. O horror ao ouvir os passos ruidosos que se dirigiam ao acesso do anexo, e de como foram levados para o campo de concentração.

    Termina este livro a contar a solidão e sofrimento de Otto Frank e questionando-se como é possível existir tanta crueldade.

    Um livro incrível para miúdos e graúdos.

    Subscreva a nossa newsletter e receba as nossas novidades no seu email: