Avançar para o conteúdo

Passear o gato de trela

  • Dicas
Gato a passear de trela

Tem curiosidade em ver como o seu gato reagiria a passear de trela? Acha que realmente faz sentido passear o gato como fazemos com os cães? Ou acha que os gatos são animais de interior e que é ai o seu lugar e não na rua a passear como se de um cão se trata-se?

Será que os gatos gostam de passear de trela?

Todos sabemos que os gatos adoram ir à janela e passar horas a olhar lá para fora. Mas será que ele tem curiosidade de saber como é o mundo lá fora? Poder andar por cima das folhas, percorrer os campos de ervas, ou antes só querem ver esse mundo atrás da janela?

Os gatos são animais curiosos e por isso mesmo são atraídos pelo mundo exterior, como um simples pardal numa árvore ali perto, as folhas a serem abanadas pelo vento ou até uma simples mosca que passa.

Se você acha que o seu gato simplesmente gosta de observar, não gosta de se aproximar da porta da rua nem quer lidar com o mundo exterior, então deixe-o estar. Os gatos não precisam necessariamente de serem passeados e vivem bem com o seu mundo no interior da sua casa onde se sente protegido e confortável.

No entanto, se acha que ele é um gato ativo e até gostaria de interagir com o mundo lá fora, se tenta fugir para o exterior mal a porta se abre, então talvez o seu gato possa ser treinado para passear de trela. Os gatos não tem a mesma necessidade que um cão tem de passear e nunca será a mesma coisa que passear um cão, por essa razão o seu gato tem mesmo que querer ir para o exterior.

Quais os benefícios de passear o seu gato?

Existem de facto alguns benefícios para estes gatos que querem passear. Se o seu gato tem excesso de energia então passear irá ajudar a queimar alguma energia em excesso. Se por outro lado, ele está com excesso de peso, será favorecido com o exercício que irá fazer.

Muitas vezes passear alivia o stress do gato por estar preso dentro de casa por tanto tempo e acaba por ser mentalmente estimulante. Quando tem medo de alguns sons com os quais não estão acostumados, passear leva a que fiquem mais corajosos e confiantes. Já para não falar que os deixa mais felizes e até aumenta o vínculo entre o gato e o seu dono.

Qual a melhor trela?

Os gatos quando estão expostos a ambientes que não conhecem podem se assustar com um simples barulho que não conheçam como um carro a passar. Também podem querer pular para atacar um animal ou mesmo fugir de um cão. Então, para que ele não se estrangule, fique preso pela trela ou até mesmo acabe por escapar da trela, o mais seguro será prender a trela a um arnês e não a uma coleira.

Gato de trela com arnês

Como habituar o gato ao arnês?

Depois de comprado o arnês terá a tarefa de habituar o seu gato ao mesmo. Os gatos, tal como não gostam muito de ser vestidos, também não gostam de usar o arnês. Para que tal aconteça tem que fazer com que ele associe o arnês à experiencia agradável de ir passear.

Para começar, deixe o arnês em algum sitio onde o gato se sinta confortável em cheirá-lo e explorá-lo. Quando for colocar o arnês ofereça-lhe o seu snack preferido. Deixe-o andar por casa à vontade com o arnês para que ele se familiarize a ele.

Quando achar que o seu gato já está à vontade com o arnês colocado, então ponha a trela e ande um pouco por casa para ele se habituar à trela. Assim que sentir que o seu gato está pronto para sair à rua, tente não ir para muito longe de casa e vá só quando achar que a rua está mais tranquila.

Lembre-se que para o seu gato tudo será novidade. Nos primeiros tempos deixe-o andar à vontade. Puxe sempre a trela com suavidade para que o seu gato não associe a trela a algo mau. Ele irá parar algumas vezes para cheirar tudo por onde passe no principio. Aos poucos vai ver como ele irá adorar passear consigo.

Subscreva a nossa newsletter e receba as nossas novidades no seu email: