Avançar para o conteúdo

Porque os gatos vomitam e como reagir

Gato

Os gatos, vomitam ocasionalmente, o que nos deixa sem saber porquê. É normal tal acontecer ou estará doente e precisamos de fazer algo para os ajudar? Ficamos sempre com algum receio de algo não estar bem.

A seguir falamos de algumas das causas para o gato vomitar e o que deve fazer.

Muitas podem ser as causas para isso acontecer, mas atenção, se pensa que o seu gato vomita com muita frequência, deve levá-lo ao veterinário para que este o veja e o possa aconselhar.

Bolas de pelo

As tão conhecidas bolas de pelo são uma consequência da constante higienização dos gatos. Acontecer uma vez ou outra é normal. Se o escovar com alguma regularidade, irá ajudá-lo bastante, já que remove grande parte desses pelos soltos que ele ingeriria.

Mas, se julga que o seu animal se lambe muito mais que o normal, ou se acredita que ele está com uma perda elevada de pelo, o melhor é mesmo levá-lo ao veterinário. Ele pode estar sob algum stress ou com algum problema que o seu veterinário irá decerto detetar.

Objetos estranhos

O seu gato tem a tendência de vomitar objetos estranhos? Cuidado! Esteja atento a tudo o que esteja ao alcance do felino. Ele é tal e qual um bebé. Tudo o que puder apanhar, irá querer brincar e levar à boca, tais como pequenos brinquedos, plástico, papel… É normal que vomite, pois não consegue digerir tais objetos. Mas, se suspeita que ele comeu algo que não consegue vomitar, leve-o de imediato ao veterinário. Ele pode precisar de ser operado.

Comida mal mastigada

Muitas vezes, os gatos vomitam após acabar de comer ou alguns minutos depois. Nesses casos o vómito tem parte da comida por mastigar e notasse que ainda nem foi digerida. Isto acontece porque comeu demasiado depressa ou comeu muita quantidade. É muito recorrente nos gatos ainda novinhos, pois ainda comem à pressa e mal mastigam a comida. Se isto é o que se passa com o seu gato, então diminua a porção de comida e espalhe-a pelo prato. Pode até mudar a tigela da comida para uma tigela maior para ele ter que andar a apanhar a comida e levar mais tempo a comer. Também já existem tigelas de alimentação lenta para estes casos.

Gato a comer

Parasitas

Se para além de vomitar, o seu gato também tem diarreia, então o problema pode mesmo estar a ser causado por algum parasita, como as ténias ou as lombrigas. Algumas vezes até se consegue constatar nas fezes do animal as ténias. Contudo, é muito normal os gatos nascerem já com parasitas. Dirija-se ao seu veterinário para que este o aconselhe qual o melhor método de tratamento.

Vómitos com mais sintomas

Se o seu gato vomita, esteja atento. Veja se ele tem mais sintomas. Se tem sangue no vómito. Se o faz com muita regularidade, se tem perda de peso, etc. Descrever esses sintomas ao veterinário pode ajudar a detetar mais rapidamente qual a causa do problema, já que poderá ser desde uma simples alergia alimentar, a uma doença ou a algo tóxico que possa ter ingerido.

O normal é os gatos vomitarem cerca de 1 a 3 vezes por mês. Se o seu gato vomita com mais frequência, esteja atento e leve-o ao veterinário. Não fique à espera para ver se melhora. Nem deixe que seja tarde demais.

Subscreva a nossa newsletter e receba as nossas novidades no seu email: